Hálux é o nome científico de uma parte do corpo bastante conhecida: o dedo grande do pé. Ele é formado por dois ossos: a falange proximal e a falange distal. A falange proximal liga-se ao primeiro metatarso através da articulação metatarsofalângica.
O hálux tem uma grande importância, que todos devem conhecer: ajuda a manter a estabilidade e equilíbrio do corpo durante a caminhada. Este dedo é, também, bastante susceptível a alterações anatómicas (halux valgo, o chamado “joanete”), por componente genética e por utilização de calçado inadequado (ex.: salto alto) e apertado.

O hálux desempenha um papel fundamental nas actividades dinâmicas e estáticas. Por exemplo, quando não há uma correta função do halux, o equilíbrio estático é comprometido. Isso pode ser analisado, se colocar uma tala que iniba a função do hálux. Durante a marcha, isso torna-se mais pronunciado e mais perigoso se a pessoa não possuir uma boa estrutura e força do pé.
A forma de caminhar do humano é descrita como um pêndulo invertido. A caminhada inicia-se com o apoio do calcanhar, no início de cada passo. O peso corporal viaja do calcanhar, através do lado de fora do pé, até às extremidades distais dos metatarsos (enquanto o centro de massa passa em sentido sagital sobre o pé). Quando o corpo está apoiado sobre as extremidades distais dos metatarsos, o centro de massa desloca-se para dentro, sendo este um ponto crítico. O hálux tem de controlar esta pronação para guiar o peso corporal para a frente e isso ocorre quando este é pressionado contra o chão. Ou seja, o hálux controla a pronação do pé. Se não ocorre esse controlo do movimento, o movimento do pé deixa de ser o correto, o que pode levar a dores no dedo grande do pé.

É importante que tenha cuidado quando estiver a escolher os seus sapatos, tanto para o dia-a-dia, como para praticar desporto. Se tiver necessidade de andar, um dia ou outro, com sapatos apertados na biqueira ou com salto, tente massajar o pé depois, para que a musculatura relaxe e faça exercícios para activar esses mesmos músculos.