As articulações temporomandibulares são aquelas que fazem a ligação entre a mandíbula e os ossos temporais do crânio (como pode ver na imagem abaixo) e permitem-nos abrir e fechar a boca, falar e mastigar.

Qualquer problema que impeça o funcionamento correto deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos causará uma disfunção. Quando há uma disfunção, existe um conjunto de sinais e sintomas que indicam haver algum problema: dor de cabeça (frequentemente parecida com enxaqueca, dores de ouvidos, dor e pressão atrás dos olhos); dor ao mastigar, bocejar ou abrir muito a boca; limitação dos movimentos mandibular (mandíbula fica presa por um momento); flacidez dos músculos da mandíbula; ouvir um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca. Também é comum que pacientes com DTM apresentem sinais e sintomas compatíveis com patologia cervical.

A causa para a DTM raramente é única, sendo considerada de origem multifatorial, nomeadamente, traumatismo da mandíbula (p. ex. causados por acidentes de viação), patologia articular, apertar e ranger dos dentes (bruxismo), tensão muscular, tensão emocional e má postura. Para saber se tem DTM precisa consultar o médico dentista, que poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de um historial médico e dentário completo, de um exame clínico e de radiografias adequadas.

Embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que poderá seguir para diminuir consideravelmente os sintomas:

-  Reduzir os efeitos prejudiciais resultantes de cerrar ou ranger os dentes por meio de uma goteira adaptada a si;
- Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular;
- Fisioterapia e reprogramação postural resolvem a grande maioria dos casos clínicos;
- A cirurgia ortognática ou cirurgia da ATM reservam-se a casos muito específicos.