Agora que a época desportiva vai começar, é importante saberes quais dos cuidados que deves ter para conseguires optimizar o teu desempenho desportivo e atingires os objetivos a que te propões.
   Antigamente, os atletas eram guiados por treinadores e preparadores físicos em busca de um melhor desempenho físico. No entanto, no século 20, os fisiologistas começaram a entender os mecanismos biológicos subjacentes às adaptações do exercício e do treino. Começou a ser reconhecida a importância de uma abordagem mais científica para o processo de treino. Essa abordagem engloba um conjunto de fatores, aos quais deves ter atenção e consultar especialistas nessas áreas para que te ajudem a adaptares a todos estes tópicos e às necessidades do teu corpo, para assim atingires os teus objetivos desportivos. Além disso, ao longo da época as exigências do desporto e as necessidades do teu corpo vão variando, daí a importância do acompanhamento de um profissional.
         
        Deves ter em consideração os seguintes componentes:
> Periodização do treino /recuperação;
> Alimentação adequada às tuas necessidades ao longo da época, pois a nutrição e o exercício interagem fortemente para promover adaptações fisiológicas e melhorar a capacidade de exercício;
> Desenvolveres as tuas capacidades/habilidades psicológicas para seres mais forte mentalmente.

       Melhorares as tuas habilidades físicas e mentais é importante, mas deves ter também em conta as habilidades psicológicas, uma vez que são um componente central do desempenho atlético:
> Reforço muscular adequado ao desporto que praticas e à tua estrutura física;
> Estudo das estratégias/táticas que podes adotar durante o jogo, para evitares as falhas habituais nos atletas: falta de concentração, foco deficiente, baixa motivação ou erros mentais;
> Estudo das estratégias/táticas adotadas pelos teus adversários antes de cada competição.
     
      A periodização integrada combina todos os componentes do treino num todo e combina-os de acordo com a periodização das habilidades biomotoras, que dita a dieta e as habilidades psicológicas mais adequadas para cada fase de treino.