A mobilidade consiste na capacidade de mover um segmento corporal, num amplo arco de movimento, sem restrições, desconforto ou dores. Este conceito está intimamente ligado ao movimento voluntário, ao contrário da flexibilidade que é um conceito essencialmente passivo.

Uma boa mobilidade articular possibilita a realização de padrões de movimento com mais eficiência, possibilitando que as articulações suportem cargas de forma mais segura. A mobilidade articular é tão importante quanto a força muscular ou a resistência cardiorrespiratória.

Os principais benefícios da boa mobilidade articular são a prevenção de lesões, a lubrificação adequada das articulações, manter uma boa amplitude nos movimentos ativos, manter a libertação da fáscia (membrana que envolve o músculo e as nossas vísceras), facilidade no processo de ganho de força com qualidade e segurança, e por consequência, na melhoria da performance desportiva.

Nesse sentido, a diminuição ou perda da mobilidade articular está relacionada com as compensações e desequilíbrios músculo-esqueléticos que levam a lesões.

Vamos testar a sua mobilidade articular?

Tente fazer os exercícios seguintes, se não conseguir deve procurar melhorar a sua mobilidade, seja fazendo exercícios em casa ou procurando um estúdio de Yoga, pilates ou fisioterapia.

Toque com a sua mão esquerda nos dedos do pé direito, mantendo o braço e o joelho esticados. E depois faça o mesmo com o outro braço e com a outra perna.
Toque com uma mão na outra, atrás das costas, tal como mostra a imagem. Faça o exercício de ambos os lados.