O pé humano é uma das regiões do corpo que mais sofre alterações anatómicas, devido à deformação do arco longitudinal medial durante a fase de apoio. Este arco realiza funções essenciais na biomecânica do pé, como acção de suporte e absorção de impactos durante a marcha. Seja de forma dinâmica ou estática, ao apoiar o peso corporal sobre os pés a força da gravidade activa um estímulo muscular, que faz com que nosso corpo mantenha o equilíbrio e uma postura adequada.

O pé tem a função de ser base sólida e estável para o corpo, se não o é, os impactos sobre o solo passam a ser absorvidos pelos joelhos, ancas e coluna lombar. O que pode levar a alterações posturais importantes e, por consequência, a diversas lesões.

As alterações mais comuns a nível dos pés são: pés cavos, pés planos e pés desarmónicos.  O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. Já o pé chato, toca quase por inteiro o chão, com um formato plano. Os pés desarmónicos são a combinação dos 2 anteriores (um pé é cavo e o outro plano). Estes pequenos detalhes podem ter uma grande importância se a pessoa praticar desporto, principalmente desportos de impacto (ex.: voleibol, futebol, etc)  ou de suporte de cargas altas (musculação, crossfit, etc).

Este detalhe pode ser analisado pela própria pessoa quando sai do banho: ao colocar os pés sobre uma toalha, ficam lá as respetivas marcas, depois basta compará-las com a imagem seguinte para descobrir qual o seu tipo de pé. Pode ainda colocar-se em frente ao espelho e verificar o alinhamento entre os pés e os joelhos (como mostra a mesma imagem).


Esta alteração dos pés pode ser melhorada e, em muitos casos corrigida, com a consciencialização da pessoa para o movimento do pé e com exercícios de propriocepção e reforço muscular do mesmo. Outro elemento importante para a melhoria da posição do pé é mudar o hábito de apoiar o peso do corpo apenas num dos membros inferiores. Sempre que possível, mantenha a distribuição igualitária de peso entre os dois pés.