Qual o mais indicado em cada caso?

Com frequência as pessoas perguntam-nos o que devem colocar nas suas lesões, se é mais indicado o calor ou o frio. De uma forma geral, em lesões músculo-esqueléticas agudas ou para dores traumáticas, juntamente com sintomas inflamatórios (vermelhidão e inchaço), coloca-se frio nas primeiras 48 a 72 horas. E depois desse tempo, se o processo inflamatório diminuir significativamente, aplica-se calor suave ou banhos de contraste.

Os banhos de contraste consistem em colocar no local em questão algo quente durante uns segundos e depois alternar com algo gelado, também uns segundos, e realizar este processo por 4/5 vezes seguidas. Esta alternância de calor-frio vai estimular o nosso sistema venoso e linfático a trabalhar de forma mais intensa.

 O calor pode também ser aplicado em dores musculares ou rigidez, desde que não hajam sintomas inflamatórios agudos. Dessa forma potencia-se o relaxamento muscular e o aumento da flexibilidade. 

Por norma, tanto o calor, como o frio são aplicados por cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da sensibilidade da pessoa.


Advertências

  • Nunca aplique a placa de frio diretamente na pele, pois pode causar danos à pele e aos tecidos. Deve colocar um paninho fino ou algo semelhante entre a pele e o placa de frio;
  • Tanto no calor como no frio, se surgir a sensação de que “está a queimar” é necessário retirar e colocar alguma proteção extra;
  • Estas terapias não devem ser aplicadas em áreas com ferida aberta;
  • Pessoas com distúrbios sensoriais (incluindo diabéticos) não devem usar a terapia calor e/ou frio em casa porque podem não ser capazes de sentir se algum dano está a ser causado à sua pele.


Se após alguns dias, estes procedimentos não estiverem a diminuir a sua sintomatologia, deve consultar o médico ou fisioterapeuta.